Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Projeto de policiais federais do RN concorre a prêmio nacional

14/06/2018



O projeto social Federais Solidários, criado ano passado pelo Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte, está concorrendo ao Prêmio Innovare 2018 – cujo objetivo é o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do país.

O projeto consiste na apresentação de palestras gratuitas em escolas da rede pública de ensino. Porém, são abertas para toda a comunidade. Os temas são: os perigos da internet, a importância da leitura, as drogas e os seus danos, e cidadania contra a corrupção.

Presidente do Sinpef-RN, José Antônio Aquino disse ao G1 que em 2017 cerca de 2.000 pessoas foram beneficiadas com as ações. "Para este ano, a meta é dobrar este público. Tanto que, de janeiro até agora, mais de 1.600 pessoas já acompanharam o nosso trabalho", acrescentou.

Ainda de acordo com Aquino, na semana passada uma representante do Instituto Innovare esteve em Natal para conhecer de perto o projeto, ocasião em que entrevistou os policiais que fazem as palestras.

"A ideia de inscrever o projeto partiu da sugestão de um conselheiro da OAB, que assistiu o projeto em 2017. Como as palestras têm a intenção de levar conhecimento aos jovens, entendemos que o objetivo do projeto está implícita no propósito do prêmio. E assim fizemos a inscrição. Contudo, independente do resultado que virá, o objetivo do nosso projeto já está sendo alcançado, que é a aproximação com a sociedade e a contribuição que estamos dando à formação dos nossos jovens”, ressaltou.

Em 2018, já foram realizadas palestras em Nova Cruz, Natal e Mossoró. A próxima cidade a ser contemplada será Nísia Floresta, na Grande Natal, no dia 21 deste mês (manhã e tarde). Duas escolas serão visitadas:


Escola Municipal Yaia Paiva, que fica na Rua João Batista, no Gondim (pela manhã)
Escola da Mazapa, na Rua Alto da Mazapa (à tarde)

Innovare

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.

Para este ano, 15ª edição do prêmio, o tema é corrupção. Além disso, também haverá premiação em seis categorias com tema livre: tribunal, juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia e Justiça e cidadania.

O prêmio é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça, de associações jurídicas, e tem o apoio do Grupo Globo.





Voltar